Sente dores de cabeça constantes ou já acorda com dor,sem entender o motivo? Quando abre e fecha a boca sente um leve estalido? Sente como se ouvisse zumbidos? Se a resposta for ‘’sim’’, possivelmente estamos perante uma disfunção da articulação temporo-mandibular.
Encontrada com maior frequência nas mulheres, principalmente entre os 30 e os 40 anos, a disfunção da articulação temporo-mandibular engloba o funcionamento anormal de uma ou várias das estruturas presentes, como os principais ligamentos, músculos, ossos e dentes. MASTIGAÇÃO E DORES DE CABEÇA Então mas afinal, qual é a relação da minha mastigação com as minhas dores de cabeça? Ou com esse zumbido e estalido? A resposta pode ser simples, o aperto dentário (bruxismo) ou falta de coesão da musculatura de ambos os lados da mandíbula geram disfunções sobre os quatro principais músculos mastigatórios, que por sua vez possuem origens e inserções em protuberâncias ósseas dos ossos temporal e esfenóide, recebendo também a mesma inervação craniana.
Alguns dos nossos hábitos comuns, podem potenciar o aparecimento dessa disfunção e muitas vezes passam despercebidos, como por exemplo morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar pastilhas por longos períodos, uma incorrecta postura da cabeça, prender o telefone inclinando a cabeça na direcção do ombro.
Osteopatia como tratamento:O primeiro passo é realizar uma avaliação da mobilidade da Articulação Temporomandibular através da palpação do conjunto de restrições articulares, ligamentares e musculares, bem como a mobilidade craniana, a coluna cervical e sacro. Após essa avaliação é aplicada às manipulações manuais, visando relaxar os músculos mastigatórios sobrecarregados e realizar exercícios posturais que irão trabalhar as estruturas comprometidas. Dessa forma é possível obter alívio e melhora das dores.
Além disso, a técnica tem como objetivo:
aliviar a dor orofacial;
reduzir possíveis inflamações;
melhorar a mobilidade da mandíbula;
melhorar a postura, que geralmente é alterada nos casos de DTM.
A osteopatia é uma especialidade que possibilita a fuga dos tratamentos invasivos e redução de medicamentos. Aposto que você ficou curioso em conhecer melhor a técnica!
Comments