top of page

FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO PIRIFORME

Falaremos de uma síndrome neuromuscular, que acomete o músculo piriforme comprimindo o nervo ciático, conhecida como a Síndrome do Piriforme.

Esse músculo tem sua origem no sacro na região de S2-S4 e sua inserção no trocânter maior do fêmur. Sua função é fazer rotação externa ou lateral do quadril.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, faz parte do plexo sacral, que vai de L4-S3, vem pelo quadril, desce posterior a coxa e posterior ao joelho, até chegar ao hálux. É pelo nervo ciático que passam a grande maioria dos estímulos motores e sensitivos dos membros inferiores.


O que é a síndrome do piriforme?


É dita como uma dor aguda por compressão nervosa, localizada na região glútea, unilateral e que pode irradiar para região posterior da coxa, podendo chegar até o pé. Ou seja, seguindo todo o trajeto do nervo ciático, ocasionando muita dor nesta região.


Esta dor é muitas vezes confundida com crises de dor de hérnia de disco lombar, já que em ambas os sintomas são muito parecidos, pois nas duas o nervo acometido pode ser o mesmo.

Sendo assim precisamos fazer uma anamnese e um exame clínico bem apurado na região do quadril para saber identificar se a dor se refere a Síndrome do Piriforme.



Principais causas da síndrome do piriforme


Traumática: pode ser por queda (quando a pessoa cai sentada, por exemplo) ou ainda se a pessoa encostar a região glútea, em objetos pontiagudos (ex. ponta de mesa, de cadeira).

Hábitos: como sentar com a carteira no bolso, ou sentar-se de lado com as pernas cruzadas durante muito tempo.

Variação Anatômica entre o músculo piriforme e o nervo ciático

Ponto-Gatilho Miofascial:podem estar ativos ou inativos.

Atividades Físicas em Excesso: séries de exercícios para o glúteos, corridas, agachamentos, subir e descer escadas, andar ou correr em terrenos irregulares.

Gestação: por causa do alargamento pélvico e da inclinação pélvica para acomodar melhor o bebê, o músculo piriforme pode ser comprimido e ocasionar a síndrome.

Dores nas Costas: em alguns casos que o indivíduo apresenta problemas estruturais ou dinâmicos na coluna vertebral, isso pode interferir na relação entre o músculo piriforme e o nervo ciático. (exemplos: contratura do quadrado lombar, hérnia de disco lombar)


Tipos de tratamento para a síndrome do piriforme


Inicialmente é medicamentoso, com associação da fisioterapia:

  • Eletroterapia – TENS, US, Laser

  • Gelo, um pacote de gelo que será levemente comprimido por uma toalha, por 20 minutos

  • Cinesioterapia – alongamentos, flexões, aduções e exercícios de rotação, quando a dor e a inflamação estiver sanada ai pode-se começar o fortalecimento muscular).

  • Acupuntura e Massagem.




Portanto se faz necessário uma anamnese, um exame físico completo da região afetada e se possível exames de imagens para se que se possa ter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado para este tipo de síndrome, já que as causas são multifatoriais.


Saiba mais


www.fisioterapiaferraresso.com.br


#dorlombar#sindromepiriforme#fisioterapiaferraresso#joaopessoa#osteopatia#vivasemdor#qualidadedevida#nervocitico#ciatico

コメント


bottom of page